Inovação

environmentInovar significa criar algo novo, transformar ou alterar algo já existente. Trata-se de um elemento fundamental para evolução e possui diferentes formas de expressão. A inovação pode ser tecnológica, profissional ou até pessoal, sua característica fundamental é trazer algo novo que gere algum tipo de movimento.

Nos dias atuais, para se ter uma vida plena é necessário desenvolver a capacidade de saber inovar. Porém muitas vezes a natureza humana dificulta o processo de inovação, é neste ponto que entra a contribuição de nosso trabalho. Desenvolvemos ações para remover os obstáculos que impedem a implementação do processo de inovação, da seguinte maneira:

a) Desenvolvimento de inteligência emocional: para se compreender medos e bloqueios de cunho emocional que resultam resistências de personalidade, atrapalhando a ocorrência da inovação.

b) Coaching: as técnicas de coaching auxiliam a trabalhar crenças sabotadoras que interferem negativamente nos processos de inovação. A finalidade do coaching é desenvolver significados pessoais que viabilizem a ocorrência de transformações.

c) Desenvolvimento de competências: um dos principais fatores que impedem a inovação refere-se à falta de conhecimentos ou de habilidades específicas fundamentais para transformar a ordem existente. Para tanto, a partir de um diagnóstico de necessidades são oferecidos aconselhamentos e estudos de casos para estimular o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades.

d) Práticas de autoconhecimento: grandes inovadores são pessoas que tem um excelente nível sobre suas virtudes, qualidades e os valores pessoais que estimulam a motivação. Thomas Edson era movido pelo valor da criatividade, Walter Disney pelo valor de encantamento enquanto Steve Jobs pela estética. Compreender esses elementos intrapessoais é importante para se fazer relações entre o mundo externo com as motivações internas, possibilitando alinhar anseios pessoais com as necessidades inovativas que surgem na vida profissional e pessoal.