Estratégia

Woman's Eye and World GlobesEstratégia é uma palavra que apresenta diferentes tipos de significados: objetivo, plano, padrão, posição, execução, táticas, entre outras. É um dos pilares fundamentais para se obter sucesso na vida. O sucesso só é obtido quando se sabe o objetivo aonde se quer chegar. Para tanto é necessário saber estabelecer objetivos, delinear planejamentos e desenvolver táticas de ação.

A contribuição de nosso trabalho é voltada para o desenvolvimento e aprimoramento das capacidades pessoais de estrategista, baseada nas seguintes ações:

a) Pensamento sistêmico: para delinear e implementar planejamento é necessário pensar primeiros em todos os elementos envolvidos e entender as relações existentes. Isso é importante para tornar orgânico e natural o planejamento, facilitando a sua concretização. Quando uma estratégia é elaborada sem levar em conta o pensamento sistêmico, corre-se de se elaborar planejamento que não são aderentes ao contexto social de aplicação. Por isso em nosso trabalho utilizamos ferramentas de análise sistêmica.

b) Empreendedorismo pessoal: o estrategista é um empreendedor pois são analisados cenários, enxergadas oportunidades e desenvolvidas visões pessoais sobre o futuro desejado que se pretende atingir. Para tanto é necessário estimular a criatividade, o processo visionário e a disposição pessoal para se lançar em uma nova aventura. Nesse ponto, nosso trabalho tem como objetivo despertar ou ampliar competências empreendedoras inatas. E isso impacta na obtenção de resultados consistentes.

c) Gestão de conflitos e negociação: o êxito na implementação de estratégias é como o caminho de um rio para desembocar no mar, é necessário fazer curvas e transpor barreiras naturais. Isso quer dizer que o estrategista precisa saber negociar, ser flexível e expressar opiniões. Neste ponto nosso trabalho oferece recursos que instrumentam nossos clientes a gerirem e negociar divergências por eles vivenciadas.

d) Desenvolvimento de concentração e disciplina: a dispersão e a falta de disciplina prejudicam à execução de estratégias. O bom estrategista sempre mantém seu foco em mente, juntamente com o hábito da disciplina para executar as ações necessárias para o êxito da estratégia. Para isso, o acompanhamento que desenvolvemos estabelece uma agenda de tarefas que envolvem o desenvolvimento dessas competências.