Dicas de resiliência

Posted on 29/09/2014

resiliencia

A resiliência (capacidade de suportar e enfrentar situações estressantes) é uma característica fundamental para toda pessoa que almeja ter uma boa qualidade de vida. Isto porque, no mundo no qual vivemos, é impossível não passarmos por situações estressantes. Pessoas resilientes tendem a ser mais felizes e satisfeitas com a vida que possuem, conseguem encontrar soluções positivas para os desafios cotidianos e nutrem relacionamentos interpessoais estáveis e harmônicos.

No dia a dia de trabalho, a resiliência é vista como algo que vai além apenas de uma característica pessoal, sendo considerada como uma competência, ou seja, um conhecimento pessoal que precisa ser aplicado. As pessoas que são resilientes, normalmente conseguem proporcionar identificar oportunidades de inovação. Pois para ser resolver um problema e superar um desafio é neessário ser resiliente.
Ao mesmo tempo, pessoas resilientes conseguem desenvolver estratégias, planos para implementar as inovações e torná-las factíveis.

Ações de resiliência

Diante essa relevância, abaixo segue uma lista de ações que você pode adotar para ser mais resiliente.
a) aceitar que as situações desagradáveis e de incerteza fazem parte da vida.
b) acredita e nutrir capacidades e habilidades pessoais para lidar com situações difíceis e desenvolver a inteligência emocional.
c) nutrir a confiança pessoal sempre, especialmente no tocante à crença de que se é capaz de atingir metas pessoais.
d) aprender a manter a calma em todas as situações, pois as melhores decisões são tomadas quando estamos calmos.
e) se possível, achar sempre o lado positivo e até divertido das situações estressantes.
f) lembrar do brado militar que ensina o seguinte: “é bom porque ruim, seria melhor se fosse pior”. Dentro dessa lógica, cada situação difícil é positiva pois sempre traz crescimento. Assim se desenvolve a liderança e aptidões de líder.
g) valorizar o seu amadurecimento pessoal.